sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Abacaxi Flambado (com vídeo)

Então é assim mesmo pessoal.. tomei coragem de expor meu rostinho gordo pra vocês e fiz um videozinho do meu abacaxi flambado. A receita eu vi no programa "Receitas de Chuck" da GNT e fiquei encantada! o sabor é precioso demais!! vale muitoooooooooo a pena! E se você quiser impressionar um gatinho, sua sogra, ou mesmo uma vizinha metida a sabe tudo, essa sobremesa é a melhor!
Perdoem o meu nervosismo com a câmera, mas é quase impossível cozinhar com meu marido gravando e fazendo caretas kkkkkkkk o próximo vai ficar mais profissional eu prometo!


Anote a receita!! Porção para 2 pessoas!

2 fatias de abacaxi de no máximo 2 cm
3 colheres de sopa de óleo (usei de girassol)
50 ml de rum (ou pode usar outra bebida para flambar, as mais comuns são conhaque e rum)
2 colheres de sopa de açucar (eu usei cristal, mas você pode usar o refinado ou mascavo)
1 colher de sopa bem cheia de margarina ou manteiga sem sal

2 bolas de sorvete de sua preferencia (as que combinam melhor são: creme, nata, coco branco e baunilha)
Ramos de hortelã para enfeitar.

Modo de fazer:

Em uma frigideira bem grande coloque o óleo de deixe a panela ficar bem quente. Acrescente o abacaxi e deixe fritar até corar. Vá virando ele pra que pegue cor dos dois lados. Quando estiver corado, você vai perceber que a água que saiu do abacaxi esta frigideira. Então acrescente o açúcar e deixe dar uma derretida. Quando estiver quase todo derretido, desligue a panela e acrescente o rum. Dê uma leve mexida e volta a panela para o fogo. Dê uma leve tirada da panela de cima do fogão, para que a chama envolva o seu abacaxi e comece o processo de flambar. Desligue o fogo e espere até que o álcool do rum evapore e a chama se apague por completo. Ligue o fogo novamente e acrescente a margarina. Deixe a margarina derreter totalmente, pois é ela que confere brilho na finalização do prato. Retire o abacaxi para servir e deixe a calda reduzindo por 1minuto e meio.



Servindo:

Coloque uma fatia de abacaxi em cada prato. Depois em cima do abacaxi uma bola de sorvete de sua preferência e o hortelã para decorar. Por último derrame da calda do abacaxi em todo o sorvete e no prato em volta do abacaxi.

Espero que gostem!!!

6 comentários:

  1. Eu assisti esse dia!!!
    Parece ser uma delícia mesmo!!
    Vou experimentar esse fim de semana mesmo!!!=)

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    Adorei o vídeo...
    com direito até a trilha sonora....kkkkk
    Sabe que olhando assim, fico mais empolgada a fazer a receita, sem falar que deve ter ficado uma delicia.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Fá ficou mesmo!!! essa receita é muito boa!!! eu tinha medo de ficar gordurosa por conta da margarina, mas não.. você nem sente o gosto da margarina!! fico uma delicia!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Angela, ADOREI seu video, nao precisa melhorar nada! Claro que vou fazer esse prato ne? Seu video me inspirou! Bjos

    ResponderExcluir
  5. adorei a sua receita estarei sempre por aqui estou te seguindo

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita, simples e delicioso.
    Visite-nos : www.mundodosabor.blogspot.com

    Rosiane

    ResponderExcluir