segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nhoque ao Gorgonzola


Oi pessoal!!! Que final de semana abençoado!! fiz várias receitas e vou colocar todas essa semana aqui no blog!! vou começar com essa que é do queridissímo Claude Troisgros. Quando vi ele fazer umas 4 semanas atrás fiquei com água na boca!! então resolvi fazer esse nhoque maravilhoso.
Só tem uma coisa, se você não é muito fã de gorgonzola, nem tente essa receita, pois o sabor é bem forte o molho bem incorpado.
Agora se você é como eu que adora queijo mofado (palavras da minha mãe) então vai fundo!!

NHOQUE

600g batata
120g farinha de trigo
3 gemas
80g queijo parmesão ralado
60g queijo mussarela ralado
180g ervilhas frescas cozidas
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto
noz moscada a gosto

Enrole em papel alumínio as batatas lavadas e asse no forno pré-aqeucido a 180°, até que elas fiquem macias (aproximadamente 40 minutos). Depois, descasque as batatas ainda quentes, faça um purê e misture com todos os outros ingredientes, menos as ervilhas. Enrole e corte o nhoque do tamanho que quiser. Jogue o nhoque em água fervendo. Quando subir (aproximadamente 5 minutos), retire e coloque em água com gelo. Seque imediatamente com um pano e frite o nhoque no azeite. Depois, acrescente as ervilhas.

MOLHO

300ml creme de leite MOCOCA
200g queijo gorgonzola QUATÁ
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto

Ferva o creme de leite e o queijo gorgonzola até que derreta e adquira uma consistência cremosa. Tempere com sal e pimenta.

FINALIZAÇÃO

Coloque o nhoque em uma travessa, cubra com o molho e complete com queijo parmesão ralado.

PS. Não usei as ervilhas, pois não gosto muito.. mas da um embelezada no prato.

4 comentários:

  1. Ângela, meu esposo diz que não consegue entender como eu gosto de um queijo tão fedorento e com uma terrível aparência,heheh. Eu gosto muito de gorgonzola e adorei seu nhoque.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Angela, vi o Claude (parece que sou muito intima dele ne!!!!!) e não lembro direito, mas parece que ele antes de por o molho dava uma grelhada nos nhoques da frigideira não dava, vc chegou a fazer isso tb ou pulou essa parte. Abraço
    Helena

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena!! Dei uma fritadinha sim nele! mas se eu te disser que vi diferença no sabor final é mentira rsrsr Fiz só porque ele fez, então quis seguir a risca!!

    Bjos

    ResponderExcluir