terça-feira, 12 de abril de 2011

Bolo de Morango e Bolo de abacaxi e doce e leite



No sábado foi aniversário da minha mãe, e fazia 2 anos que eu não passada o niver dela com ela, pois nos anos anteriores eu estava internada nesse dia. Ou seja, ela passou 2 péssimos aniversários por minha causa. Então em retribuição aos 2 anos que ela perdeu por minha causa eu resolvi fazer 2 bolos de aniversário para ela. O problema maior é que dona Neide esta de jejum de chocolate.. e eu não gosto muito de bolos de massa branca... mas como o aniversário era dela, eu pesquisei bastante uma boa massa e um bom recheio e voilá! fiz 2 bolinhos para ela. Um de morangos e outro de abacaxi e doce de leite.
Os dois estavam muitos gostosinhos, embora deva confessar minha devoção a morangos.. sou louca por eles rsrs então aproveita a idéia e faz um bolinho ai tb!

Massa:

3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açucar
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga ou margarina
1 colher de fermento em pó
1 copo de 250 ml de leite

Modo de fazer:

Bata as claras em neve e reserve. Bata o açucar com as gemas e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha e o leite e bata mais um pouco até misturar. Por último fora da batedeira incorpore suavemente as claras e o fermento em pó. Coloque em uma forma untada e leve ao forno pré aquecido a 180ºc de 20 a 30 minutos dependendo do seu forno.
 Retire do forno deixe esfriar e reserve.

Base de creme para o bolo de morangos e o recheio de abacaxi

1 lata de leite condensado Mococa
1 medida da lata de leite
3 gemas
2 colheres de maisena
2 caixinhas de morangos picados em 4 (para o de morangos)
1 lata de abacaxi em calda bem picadinho (para o de abacaxi)

Modo de fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo brando mexendo sempre até engrossar. Desligue e deixe esfriar.


Recheio de doce de leite
1pote de 300 gr de doce de leite de sua preferencia (eu usei Aviação, mas não gostei da textura.. achei muito liquida... prefira doces mais pastosos)

Cobertura de Marshmallow

3 xícaras de açúcar
1 e 1/2 xícara de água
3 claras em neve
1 pitada de sal
1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de fazer:

Misture bem o açúcar e a água e leve ao fo sem mexer até conseguir uma calda em ponto de fio grosso. Bata as claras em neve com uma pidada de sal e quando estiver bem firmes vá acrescentando a calda bem quente feita com açúcar a batedeira. É extremamente importante ter muita paciência e ir colocando a calda bem devagar. Acrescente a baunilha e deixe bater por mais 20 minutos ou até obter o ponto que você deseja no marshmallow.

Montagem dos bolos:

Bolo de Morango:
Meus 2 bolos ficaram altos, então deu para abrir 2 vezes e fazer 2 recheios, mas você tb pode fazer um só e um bolo maior...
Abra o bolo ao meio. Molhe com suco de laranja ou guaraná para que o bolo não fique muito seco. Recheie com o recheio de creme salpique os morangos. Cubra com uma metade do bolo. Molhe novamente o bolo e refaça a operação. Depois coloque a última cama da de bolo e cubra com o marshmallow. Salpique morangos frescos picadinhos, ou morangos inteiros ou ainda geléia de morango para decorar.



Bolo de Abacaxi e doce de leite:

Abra o bolo ao meio. Molhe com suco de laranja ou guaraná para que o bolo não fique muito seco. Recheie com o recheio de creme salpique o abacaxi sem a calda. Cubra com uma metade do bolo. Molhe novamente o bolo e agora espalhe o doce de leite sobre o bolo. Depois coloque a última cama da de bolo e cubra com o marshmallow. Decore com pedaços de abacaxi e castanhas de cajú moidas.

4 comentários:

  1. O bolo ficou muito lindo!!!!

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ficaram maravilhosos os bolos!
    Deixo um beijinho de parabéns pra sua mamãe!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. De uma beijão na sua mãe, os bolos ficaram lindos, também não sou muito louca por chocolate, por isso adorei as receitas.

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Aiiii que delícia...
    Amo bolo confeitado!
    Parabéns a sua mãe. Muita saúde e paz para ela.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir