sábado, 30 de abril de 2011

Cupcakes fáceis de chocolate

Sigo o blog da Ana Elisa desde quando entrei na blogosfera. Adoro as receitas dela e o jeito super prático dela cozinhar. Sempre homenageio blogs saborosos aqui no Quase Cheff fazendo uma receita bem saborosa dos blogs que servem de inspiração pra mim. Dessa vez não foi diferente, o problema foi escolher uma receita dentre as tantas receitas perfeitas dela. Mas essa tinha um apelo fantástico!! Porque imagina só, o marido dela que não come doce adorou!! então imagina quem é uma formiga como eu?! não tinha como não gostar!
A receita realmente superou todas as minhas expectativas!Imagine um bolinho super macio de chocolate, meio amargo (devido ao café) com uma ganache doce, lisa e brilhante??!! é disso que estou falando.. de um sabor marcante, nada enjoativo.
Receita muitoooooo aprovada! por mim, pelo marido, pela cachorra e cachorrinhos (já contei que vou ser vovó de 4 remelentos??) e pelas minhas clientes do shopping Santa Ursúla!! Valew Ana! Adoramos!

Ingredientes:
1 xícara mais 2 colheres de farinha
1/4 de xícara de cacau em pó
1 mais 1/4 de colher de chá de bicabornato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo grande
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo compactado na xícara
1/2 xícara de açúcar cristal orgânico
1/2 xícara mais 2 colheres de sopa de leite integral
1/2 xícara ou 100 gr de manteiga sem sal derretida
1/3 de xícara de café forte ou expresso

Cobertura

170 gr de chocolate  meio amargo
3/4 de xícara de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
confeitos de chocolate para decorar (ou não)

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180 ºc. Forre as forminhas para cupcake e reserve. Peneire a farinha, o sal, o bicabornato e o cacau. Em outra tigela misture o ovo e o açúcar até ficar homogêneo. Incorpore o café, o leite e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture até ficar homogêneo. Encha as forminhas até 3/4 da capacidade. Asse por 20 minutos ou ate que enfiando um palito no meio o palito saia limpo. Deixe esfriar por 10 minutos e então cubra com a ganache.

Modo de fazer a cobertura:
Pique o chocolate e derreta em banho maria ou no microondas. Junte a manteiga e o creme de leite e mexa até agregar bem. Deixe descansar por uns 40 minutos ou até que estah firme o suficiente para que você consiga confeitar seus bolinhos.
Usei um saco de confeitar e bico de pitanga. Confeitei 6 bolinhos e deixei 6 sem confeitar.

4 comentários:

  1. Realmente ficaram lindos e com certeza muito saboroso...

    Bjs e bom domingo

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  2. Nossa ficaram lindos mesmo, e pelo que vc disse ficaram como gosto nem doce de mais nem de menos. Adorei. Gostei dos remelentos kkkk tenho 2 em casa...bjos boa semana

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Fiz e deu super certo!
    O café faz toda a diferença

    ResponderExcluir