domingo, 12 de dezembro de 2010

Costelinha de Porco ao molho Teriaki



Queridos e queridas, essa costelinha de porco é tudibão! Se você costa de molho teriaki vai ficar maravilhado com essa costelinha. E o melhor de tudo, pra acompanhar é só fazer uma polentinha básica e mais nada.

Então vamos lá:

1,5 kg de costelinha de porco
150 ml de molho de soja
100 ml de vinagre de arroz
180 g de açucar
3 unidades de capim limão
1 limão
1 limão siciliano
sal e pimenta do reino a gosto
500 ml de água



Para a polenta

500 gr de Fubá
1 1/2 de água
sal a gosto

Modo de fazer:

Primeiro faça uma marinada com o molho de soja, os limões, o vinagre o açucar, o capim limão o sal e a pimenta. Coloque a costelinha de molho na marinada por 24 hs e vire na mentade do tempo.
Retire da marinhada e de uma secada na costelinha para que não queime quando ela for selada. Sele a costelinha em uma frigideira grande com um pouco de azeite, até que esteja dourada. Depois leve a costelinha ao forno coberta com papel alumínio por 10 minutos, então retire ela do forno, pincele com um pouco de marinha tampe novamente com o papel alumínio e volte ao forno por mais 10 minutos. Faça isso por uma hora, pincelando a costelinha com a marinada a cada 10 minutos. Depois de uma hora retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 20 minutos, ou até corar.
Se quiser usar o resto da marinada para fazer um molho e servir, é só levar o restante da marinada ao fogo com uma colher de maizena, e deixar ele engrossar naturalmente.

Para a Polenta é só colocar a panela no fogo com água e deixar a água ferver. Ir acrescentando o fubá aos poucos e e mexendo pra não empelotar. É só isso, uns 20 minutinhos e estará pronto.

Imprimir

5 comentários:

  1. ahh eu amo teriaki! estou com costelinhas no freezer que faria ao barbecue, mas acabei de mudar de idéia! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Angela. Eu vou concordar com a Beta, também amo molho teriyaki, aprendi a fazer com um senhorzinho japonês muito simpático que dava (dá ainda, não sei) aula na UEM de culinária japonesa.

    Mas nunca provei com costelinha de porco, só frango e carne bovina. Ta aí uma coisa que preciso experimentar!

    Não esperava te ver entre os votos pro cupcake (você e mais um monte de gente, rs) e fiquei MUITO, MUITO feliz!!

    Quando a votação se iniciou, já tinha certeza de que não ganharia e fiquei muito aborrecida, e não pelo fato de perder, mas aos poucos estou me conformando.

    Um grande beijo e obrigada pela dedicação.

    ResponderExcluir
  3. ótima receita ... copiada e breveme provada rsrsrs


    abraço

    Daniel Deywes

    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Delícia isso!!!! Será que fica parecida com a costelinha marinada no shoyo e mel?! Vi vendendo um prato assim aqui http://www.bistro12.com.br/comida/costelinha-de-porco-aspargo-fresco-chef-renato-furtado e fiquei com vontade de fazer também!

    ResponderExcluir