domingo, 12 de dezembro de 2010

Costelinha de Porco ao molho Teriaki



Queridos e queridas, essa costelinha de porco é tudibão! Se você costa de molho teriaki vai ficar maravilhado com essa costelinha. E o melhor de tudo, pra acompanhar é só fazer uma polentinha básica e mais nada.

Então vamos lá:

1,5 kg de costelinha de porco
150 ml de molho de soja
100 ml de vinagre de arroz
180 g de açucar
3 unidades de capim limão
1 limão
1 limão siciliano
sal e pimenta do reino a gosto
500 ml de água



Para a polenta

500 gr de Fubá
1 1/2 de água
sal a gosto

Modo de fazer:

Primeiro faça uma marinada com o molho de soja, os limões, o vinagre o açucar, o capim limão o sal e a pimenta. Coloque a costelinha de molho na marinada por 24 hs e vire na mentade do tempo.
Retire da marinhada e de uma secada na costelinha para que não queime quando ela for selada. Sele a costelinha em uma frigideira grande com um pouco de azeite, até que esteja dourada. Depois leve a costelinha ao forno coberta com papel alumínio por 10 minutos, então retire ela do forno, pincele com um pouco de marinha tampe novamente com o papel alumínio e volte ao forno por mais 10 minutos. Faça isso por uma hora, pincelando a costelinha com a marinada a cada 10 minutos. Depois de uma hora retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 20 minutos, ou até corar.
Se quiser usar o resto da marinada para fazer um molho e servir, é só levar o restante da marinada ao fogo com uma colher de maizena, e deixar ele engrossar naturalmente.

Para a Polenta é só colocar a panela no fogo com água e deixar a água ferver. Ir acrescentando o fubá aos poucos e e mexendo pra não empelotar. É só isso, uns 20 minutinhos e estará pronto.

Imprimir

5 comentários:

  1. Nooooossa! Deve ficar tudibão MESMO! bjos

    ResponderExcluir
  2. ahh eu amo teriaki! estou com costelinhas no freezer que faria ao barbecue, mas acabei de mudar de idéia! bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Angela. Eu vou concordar com a Beta, também amo molho teriyaki, aprendi a fazer com um senhorzinho japonês muito simpático que dava (dá ainda, não sei) aula na UEM de culinária japonesa.

    Mas nunca provei com costelinha de porco, só frango e carne bovina. Ta aí uma coisa que preciso experimentar!

    Não esperava te ver entre os votos pro cupcake (você e mais um monte de gente, rs) e fiquei MUITO, MUITO feliz!!

    Quando a votação se iniciou, já tinha certeza de que não ganharia e fiquei muito aborrecida, e não pelo fato de perder, mas aos poucos estou me conformando.

    Um grande beijo e obrigada pela dedicação.

    ResponderExcluir
  4. ótima receita ... copiada e breveme provada rsrsrs


    abraço

    Daniel Deywes

    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Delícia isso!!!! Será que fica parecida com a costelinha marinada no shoyo e mel?! Vi vendendo um prato assim aqui http://www.bistro12.com.br/comida/costelinha-de-porco-aspargo-fresco-chef-renato-furtado e fiquei com vontade de fazer também!

    ResponderExcluir