sábado, 30 de abril de 2011

Cupcakes fáceis de chocolate

Sigo o blog da Ana Elisa desde quando entrei na blogosfera. Adoro as receitas dela e o jeito super prático dela cozinhar. Sempre homenageio blogs saborosos aqui no Quase Cheff fazendo uma receita bem saborosa dos blogs que servem de inspiração pra mim. Dessa vez não foi diferente, o problema foi escolher uma receita dentre as tantas receitas perfeitas dela. Mas essa tinha um apelo fantástico!! Porque imagina só, o marido dela que não come doce adorou!! então imagina quem é uma formiga como eu?! não tinha como não gostar!
A receita realmente superou todas as minhas expectativas!Imagine um bolinho super macio de chocolate, meio amargo (devido ao café) com uma ganache doce, lisa e brilhante??!! é disso que estou falando.. de um sabor marcante, nada enjoativo.
Receita muitoooooo aprovada! por mim, pelo marido, pela cachorra e cachorrinhos (já contei que vou ser vovó de 4 remelentos??) e pelas minhas clientes do shopping Santa Ursúla!! Valew Ana! Adoramos!

Ingredientes:
1 xícara mais 2 colheres de farinha
1/4 de xícara de cacau em pó
1 mais 1/4 de colher de chá de bicabornato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo grande
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo compactado na xícara
1/2 xícara de açúcar cristal orgânico
1/2 xícara mais 2 colheres de sopa de leite integral
1/2 xícara ou 100 gr de manteiga sem sal derretida
1/3 de xícara de café forte ou expresso

Cobertura

170 gr de chocolate  meio amargo
3/4 de xícara de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
confeitos de chocolate para decorar (ou não)

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180 ºc. Forre as forminhas para cupcake e reserve. Peneire a farinha, o sal, o bicabornato e o cacau. Em outra tigela misture o ovo e o açúcar até ficar homogêneo. Incorpore o café, o leite e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture até ficar homogêneo. Encha as forminhas até 3/4 da capacidade. Asse por 20 minutos ou ate que enfiando um palito no meio o palito saia limpo. Deixe esfriar por 10 minutos e então cubra com a ganache.

Modo de fazer a cobertura:
Pique o chocolate e derreta em banho maria ou no microondas. Junte a manteiga e o creme de leite e mexa até agregar bem. Deixe descansar por uns 40 minutos ou até que estah firme o suficiente para que você consiga confeitar seus bolinhos.
Usei um saco de confeitar e bico de pitanga. Confeitei 6 bolinhos e deixei 6 sem confeitar.

domingo, 24 de abril de 2011

Salmão ao Molho Pesto

O almoço da sexta feira foi o meu famoso salmão ao molho pesto. Além de ser delicioso, esse prato é muito fácil de ser feito e costuma agradar a todos. Embora eu não tenha recebido convidados esse ano, fiz questão de faze-lo, pois a tempos meu marido vinha pedindo que eu fizesse pra ele, e como na sexta feira da paixão ele realmente não come carne vermelha nenhuma e esta meio de saco cheio de frango, então o salmão caiu como uma luva! Espero que gostem!

Para o peixe:

1 kilo de salmão sem pele
1 limão
sal, e pimenta a gosto

Para o molho:

60gr de manjericão fresco
3 dentes de alho
40 gr de castanha de cajú (pode ser nozes ou amendoim)
1/2 xícara de chá de azeite
20gr de queijo parmesão ralado
2 pedras de gelo (que servem para manetr o verde das folhas)
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:



Tempere de véspera o peixe com o limão, sal e pimenta. No dia seguinte, grelhe o peixe dos dois lados, pode ser no grill ou em frigideira antiaderente. Então grelha bata no liquidificador o molho (todos os ingredientes juntos). Leve o salmão a uma assadeira ou refratário e o molho por cima para aquecer no forno a 180ºc por 10 minutos. Sirva com arroz, salada e batatas coradas.

domingo, 17 de abril de 2011

Risoto de bacon e gorgonzola

Final de semana é sempre uma festa! receber amigos, contar histórias.. ser feliz!! e nada me faz mais feliz que uma bela comida! Então pra ser mais feliz ainda deixo pra vocês uma delicia de risoto! Um prato de sabor forte especialmente gostoso em dias mais frios! Confira!


Ingredientes:

1 colher de margarina
2 colheres de cebola
1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
1/2 xícara de vinho branco seco
1 e 1/2 litros de caldo de legumes
100 gr de bacon
30gr de gorzonzola
100 ml de creme de leite
de cheiro verde


Modo de fazer:

Frite o bacon. Refogue a cebola na manteiga, na mesma panela do bacon. Coloque o arroz, deixe fritar bem. Acrescente o vinho e mecha até o vinho evaporar totalmente. Vá acrescentando o caldo de legumes. Mantenha em fogo brando até começar a secar. Acerte o tempero se necessário. Acrescente o gorgonzola  e por ultimo o cheiro verde e o creme de leite! Sirva deliciosamente com um bom vinho branco!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Bolo de Morango e Bolo de abacaxi e doce e leite



No sábado foi aniversário da minha mãe, e fazia 2 anos que eu não passada o niver dela com ela, pois nos anos anteriores eu estava internada nesse dia. Ou seja, ela passou 2 péssimos aniversários por minha causa. Então em retribuição aos 2 anos que ela perdeu por minha causa eu resolvi fazer 2 bolos de aniversário para ela. O problema maior é que dona Neide esta de jejum de chocolate.. e eu não gosto muito de bolos de massa branca... mas como o aniversário era dela, eu pesquisei bastante uma boa massa e um bom recheio e voilá! fiz 2 bolinhos para ela. Um de morangos e outro de abacaxi e doce de leite.
Os dois estavam muitos gostosinhos, embora deva confessar minha devoção a morangos.. sou louca por eles rsrs então aproveita a idéia e faz um bolinho ai tb!

Massa:

3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açucar
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga ou margarina
1 colher de fermento em pó
1 copo de 250 ml de leite

Modo de fazer:

Bata as claras em neve e reserve. Bata o açucar com as gemas e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha e o leite e bata mais um pouco até misturar. Por último fora da batedeira incorpore suavemente as claras e o fermento em pó. Coloque em uma forma untada e leve ao forno pré aquecido a 180ºc de 20 a 30 minutos dependendo do seu forno.
 Retire do forno deixe esfriar e reserve.

Base de creme para o bolo de morangos e o recheio de abacaxi

1 lata de leite condensado Mococa
1 medida da lata de leite
3 gemas
2 colheres de maisena
2 caixinhas de morangos picados em 4 (para o de morangos)
1 lata de abacaxi em calda bem picadinho (para o de abacaxi)

Modo de fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo brando mexendo sempre até engrossar. Desligue e deixe esfriar.


Recheio de doce de leite
1pote de 300 gr de doce de leite de sua preferencia (eu usei Aviação, mas não gostei da textura.. achei muito liquida... prefira doces mais pastosos)

Cobertura de Marshmallow

3 xícaras de açúcar
1 e 1/2 xícara de água
3 claras em neve
1 pitada de sal
1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de fazer:

Misture bem o açúcar e a água e leve ao fo sem mexer até conseguir uma calda em ponto de fio grosso. Bata as claras em neve com uma pidada de sal e quando estiver bem firmes vá acrescentando a calda bem quente feita com açúcar a batedeira. É extremamente importante ter muita paciência e ir colocando a calda bem devagar. Acrescente a baunilha e deixe bater por mais 20 minutos ou até obter o ponto que você deseja no marshmallow.

Montagem dos bolos:

Bolo de Morango:
Meus 2 bolos ficaram altos, então deu para abrir 2 vezes e fazer 2 recheios, mas você tb pode fazer um só e um bolo maior...
Abra o bolo ao meio. Molhe com suco de laranja ou guaraná para que o bolo não fique muito seco. Recheie com o recheio de creme salpique os morangos. Cubra com uma metade do bolo. Molhe novamente o bolo e refaça a operação. Depois coloque a última cama da de bolo e cubra com o marshmallow. Salpique morangos frescos picadinhos, ou morangos inteiros ou ainda geléia de morango para decorar.



Bolo de Abacaxi e doce de leite:

Abra o bolo ao meio. Molhe com suco de laranja ou guaraná para que o bolo não fique muito seco. Recheie com o recheio de creme salpique o abacaxi sem a calda. Cubra com uma metade do bolo. Molhe novamente o bolo e agora espalhe o doce de leite sobre o bolo. Depois coloque a última cama da de bolo e cubra com o marshmallow. Decore com pedaços de abacaxi e castanhas de cajú moidas.

Oba!!! ganhei um ovão da Arcor

Gente eu fico tão feliz, mas tão feliz quando recebo novidades de grandes empresas! empresas que entendem que nós blogueiras e blogueiros do brasil de certa forma somos formadores de opinião e que quando o assunto é cozinha nossa opinião tem um grande peso! Eu que sou louca pelas tortuguitas, agora experimento mais delicias da Arcor.
Hoje o motivo da minha felicidade chamasse chocolate ao leite Arcor! ta vendo esse ovão aqui? eles carinhosamente me enviaram embalado com todo cuidado dentro de uma caixinha de isopor e envolto em papel bolha.
O ovo chegou aqui perfeito, intacto! e eu fiquei maravilhada com o carinho que eles tiveram comigo.
Sobre o chocolate, o que eu posso dizer é que a cada ano que passa o chocolate deles esta mais gostoso. Isso significa que você já pode comprar um ovão grandão de um chocolate muito gostoso sem gastar uma fortuna!! (principalmente eu que tenho 4 sobrinhos pra comprar ovo de Páscoa). O bombom de mousse é maravilhoso, fiquei doida!!! o de avelã eu não gostei muito.. mas é gosto particular meu.. então o ideal é você experimentar.
Divido com vocês a minha alegria (já que o chocolate não dá né hihihihi), e mais uma vez agradeço o delicioso presente o e carinho que a Arcor teve comigo.


E ateção pessoal, jaja tem uma receita de bolo que você vai babar!!! beijocas!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Luto

Hoje não tive vontade de escrever.. devido a tragédia de ontem no Rio de Janeiro ficarei até segunda feira sem postar. Estou muito triste.. e embora a minha dor não se compare a dor das famílias, a compaixão nesse momento toma conta do meu coração.

A todas as famílias muita força, coragem e esperança que seus filhos estejam agora no colo do Pai. Lutemos agora por justiça, para que nossos filhos  tenham uma educação melhor, livre de bullying, cyberbullying e descriminação, e amanhã não tenhamos mais casos como esse.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bauruzinhos


Tive um final de semana fantástico!! na sexta feira me reuni com os casais de amigos do condomínio, no sábado fui ao casamento da minha cunhada Ana Maria (eu estava linda digasse de passagem), e no domingo fui almoçar com meu amado Richard em uma churrascaria muito bacana!! Ai no final da tarde eu estava doida pra fazer uns paezinhos e ficar em casa curtindo minha cozinha! Ai me lembrei dessa receita facinha de fazer e super levinha. Você vai precisar de uma hora e meia pra saborear essas delicias e ainda da pra assistir a um filminho!! Amo muito tudo isso!!!

Ingredientes para 15 bauruzinhos

1 tablete de fermento biológico (15g)
2 colheres de chá de açúcar
1colher de chá de sal
1/4 de xícara chá de óleo
1 xícara chá de água morna
1 ovo
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 gemas para pincelar
Orégano para polvilhar
200 g de presunto fatiado
200 g de queijo (pode ser branco, mussarela, prato.. o que você mais gostar, eu usei mussarela normal)
2 tomates grandes cortados em fatias finas, temperadas com orégano e azeite (eu coloquei uma pitada de sal)

Mão na massa:

Em uma tigela dissolva o fermento com o açúcar e o sal. Acrescente o óleo, a água, o ovo e misture bem. Aos poucos junte a farinha  e trabalhe a massa até ficar homogênea. Junte mais farinha se for necessário, mas cuidado para não endurecer a massa demais. Sove bem a massa e divida em 15 porções. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Abra cada porção e recheie com presunto o queijo e o tomate.  Feche puxando toda a massa restante para o meio e unindo- as. Coloque em uma assadeira untada com óleo com essa parte para baixo em contato com a assadeira para que não venha abrir. Deixe descansar por mais 20 minutos e depois pincele com a gema e polvilhe com orégano. Leve para assar em forno pré aquecido a 200º c até dourar.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Talharim ao molho de 5 queijos

Eu tinha um gorgonzola na geladeira, sou louca por queijos... mas o improvável aconteceu: meu gorgonzola estragou! já disse aqui uma vez que meu marido chama o gorgonzola de queijo fedorento estragado né??rsrs pois é. Dessa vez estava mesmo... ficou marrom, babento e muito esquisito. Meu macarrão perdeu um queijo... tadinho. Mas como eu sou uma mulher muito prevenida, eu tinha em  casa parmesão, provolone, mussarella, prato, cottage, ricota e queijo branco... ufa bastante né?? eu sei.. mas eu sou louca por queijo. Então resolvi fazer um macarrão maluco cheio de queijos e ficou muito bom. Dei uma incrementadinha porque meu marido não gosta de comer sem "carne", então uma calabresa de leve foi introduzida na receita, o que deu um sabor muito bom. Fica a ai a dica de um molho delicioso e super prático, que também pode ser servido sobre filés.

Molho para 2 pessoas que comem bem
Ingredientes:

1/2 gomo de calabresa cortada em rodelas ou cubos já fritos
1 dente de alho
3 colheres de sopa de cebola raladinha
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
250 ml de leite
Queijos variados, eu usei  70grs de cada, entre provolone, mussarela, parmesão, prato e cottage, não usei a ricota e nem o quejo branco, picadinhos bem pequenos ou ralados
1 lata de creme de leite sem soro
noz moscada e pimenta a gosto
salsinha e cebolinha a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela já quente adicione a margarina ou manteiga e deixe derreter. Coloque a cebola e o alho e deixe fritar até ficar levemente dourado (cuidado para não queimar). Em seguida adicione o leite e deixe aquecer. Quando começar a ferver, acrescente os queijos. Mexa até que vire uma pasta e os queijos estejam completamente derretidos. Então acrescente o creme de leite e mexa. Acerte o sal, a pimenta. Adicione a noz moscada a calabresa e desligue o fogo. Sirva sobre o macarrão de sua preferência (eu usei talharim) e decore com salsinha e cebolinha.