terça-feira, 29 de março de 2011

Bolo Pudim de chocolate

A precisamente um ano atrás eu vi uma receita na Ana Maria Braga  que me deixou com água na boca. Um tipo de bolo meio que um pudim bem molhadinho que cara de petit gateau sacô?? deliciosamente feito para se comer com sorvete de creme e chantily. Cheguei comprar os ingredientes para reproduzi-lo inúmeras vezes, mas sempre acabava fazendo outra coisa. Então alguns domingos atrás eu tive um surto neorótico quando meu marido me disse que eu não termino nada que começo... afff que ódio. Ele sabe exatamente como me irritar! então eu me lembrei que esse "projeto" já havia passado da hora de sair da gaveta de receitas (sim, eu tenho várias gavetas de receitas baby).
A  receitaq é bem doce, e com um sabor bem marcante de açucar mascavo, o que pra mim sinceramente não foi um problema. Mas devo confessar que é uma receita mais pesada em sabor e que eu acho que a escolha do sorvete foi equivocada. Eu não usaria sorvete de creme... eu usaria um sorvete mais cítrico para contrastar com o doce do chocolate e do açucar mascavo. Pra mim o ideal seria um sorvete mais refrescante como um sorvete de limão, maracujá, menta, capim santo, gengibre ou algo assim. Um sabor menos leitoso.

Bom fica ai a dica, se você se animar a fazer, e vale muito a pena fazer, depois conta pra nós qual sorvete usou!

Ingredientes:

Para o bolo:
2 copos tipo americano de farinha de trigo (400gr)
4 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de fermento em pó
1/2 colher de sobremesa de sal
1 e 1/2 copo tipo americano de açúcar (300gr)
1 copo tipo americano de leite (220 ml) em temperatura ambiente
6 colheres de sopa de óleo (60ml)
1 colher de sopa de essência de baunilha

Para o Pudim
1 copo tipo americano de açúcar mascavo bem apertado no copo (220gr)
1 copo tipo americano de açúcar
1/2 copo tipo americano de cacau
3 copos tipo americano de água fervente

Modo de fazer:

Unte um refratário de 30x24cm com manteiga e reserve. Bata todos os ingredientes do bolo até se incorporarem (não tem segredo.. eu nem sujei a batedeira..). Despeje essa massa no refratário e reserve. Misture todos os ingredientes do pudim menos a água formando uma farinha seca e distribua sobre o bolo. Agora pegue uma colher se sopa e segure em cima do bolo. Vá despejando a água em cima dessa farinha e do bolo. A colher serve para você não fazer buracos no bolo com a água, pois a intensão é que a água fique por cima do bolo e da farinha. Nessa parte você vai pensar " agora estraguei o bolo.." mas é isso mesmo. O resultado quando sair do forno será um bolo de casquinha durinha por fora mais extremanete macio e  suculento por dentro.


Leve ao forno pré aquecido a 180°c por 45 minutos ou até que ele comece a se soltar do refratário. Deixe amornar e sirva!

7 comentários:

  1. Angela,
    Não me lembro de ter visto essa receita, mas se tem chocolate, estou dentro.
    Eu sou uma formiguinha, mas quando o doce, fica doce demais, eu não consigo comer.
    Bela dica dos sorvetes citricos...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que espetáculo de bolo. Deve mesmo ficar bom com o sorvete cítrico.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho delicado citar a fonte da receita, visto que ela não é sua. Já vi que várias receitas no seu blog foram tiradas de outros blogs que acompanho e vc não tem a delicadeza de colocar a fonte.... =/

    ResponderExcluir
  4. Ola anônimo! falta de delicadeza é você vir ao meu blog, não se identificar e me acusar de algo que não faço.
    1ºtoda receita que eu faço que é de outro blog qualquer, tem sim os créditos.
    2º Se você tem visto receitas em outros blogs parecidas com as minhas, talvez seja porque essa pessoa tenha o mesmo livro de receita que eu, ou ela esteve aqui viu a receita e tb não deu os créditos.
    3ºSempre sou muito educada e raras vezes, esqueço de citar a fonte, mas quando isso acontece sempre procuro corrigir o erro depois.
    4ºNão vou apagar seu post, porque sou contra a repressão, até por isso não modero meus comentários, aqui é um espaço aberto, mas se você falar o que quer, pode ouvir o que não quer. E por fim, se tiver mais alguma reclamação, por favor se apresente, porque eu só converso com pessoas que tem nome, que são respeitaveis, que tem reputação...intrigas da oposição não me atingem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. oi angela vc poderia me ajudar, este bolo pudim de chocolate vc disse que tirou do mais voce, por acaso foi da surpresa de chocolate?
    http://maisvoce.globo.com/videos/v/plantao-do-chocolate/1082286/#/receitas/Doces e Sobremesas/page/9
    eu quero muito fazer essa receita já tentei mas não deu certo, se caso não foi essa que voce fez, voce poderia me ajudar com essa, por favor!!!

    para entrar em contato comigo:
    neevinha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi angela, eu já fiz este bolo pudim e uma delícia, sumi a receita, e hoje depois de tanto tempo me deu vontade de fazer, digitei, bolo pudim e apareceu vários, e fui lendo, e encontrei a sua, fiquei tao feliz, já salvei a receita, e já vou fazer hoje msm, muito obrigado bjs

    ResponderExcluir