quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ricota de ervas finas caseira

Quando a receita é boa, ela merece ser compartilhada! essa receita é da talentossíssima Stêfania Barreto do blog Com uma pitada de açúcar! vale a pena dar um pulinho lá e ver as maravilhas que essa mulher faz amigas!
Quando vi essa receita fiquei louca pra fazer. Só adaptei um tiquinho de nada, adicionando ervas finas e azeite.
Receita fácil e deliciosa!! vale muitoooooooooooooooo a pena!


Ingredientes:

3 xícaras de chá de leite integral
1 xícara de chá de creme de leite fresco
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de suco de limão
Ervas finas e azeite a gosto.

Modo de fazer:

Coloque uma peneira ou escorredor de macarrão em um bowl fundo. Na peneira coloque um pano de prato branco dobrado ao meio de forma que ele cubra totalmente a peneira. Reserve.
Em uma panela de fundo grosso leve ao fogo o leite, o creme de leite e o sal. Quando ferver, abaixe o fogo, misture o limão e deixe cozinhar por 2 minutos mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe descansar na panela por uns 5 minutos.Transfira a mistura para a peneira preparada e deixe descansar na geladeira por pelo menor 1 hora, para sair todo o soro. Você irá obter uma ricota bem cremosa em aproximadamente 2 horas.
Se você quiser uma ricota neutro é só retirar ela do pano, colocar em um pote hermético e conservar em geladeira. Se quiser temperar, acrescente o azeite e as ervas finas a gosto, transfira para um pote e conserve em geladeira.





3 comentários:

  1. Que delicia de Ricota. Eu já gosto de ricota normal, imagina assim!
    Bjs,
    Claudia
    http://cacau-aquiemcasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Angela, também vi essa receita lá na Stef. Agora estou me animando mais a fazer. Adorei a sugestão com as ervas finas.
    beijos e bom fds

    ResponderExcluir
  3. hummm que delicia amiga amei essa não conhecia eu fiz foi um pudim de pão com gotas de chocolate corre lá e pega o seu pedaço amiga bjocas bom findi

    ResponderExcluir