sábado, 15 de outubro de 2011

Cupcake Brûlé de Banana

Essa receita é livro  O mundo dos cupcakes da fofissima Carole Crema! Adoro o programa dela na net e o livro é ótimo também!! um ótimo presente para você pedirem oara o papai noel!!
O cupcake fica muito macio, com um sabor incrível de banana e nozes... hummmmmmmmmmm vale muito a pena! eu comi até sem cobertura!

Ingredientes da massa da banana caramelada:


2 bananas nanicas grandes maduras em rodelas
1 e 1/4 de xícara de açúcar
1 colher de (chá) canela em pó
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher de (sopa) fermento em pó
1/2 xícara de oléo de milho
1/3 de xícara de (chá) denozes picadas
1/2 colher de essencia de baunilha

Merengue Italiano
1 e 1/3 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
8 claras

Modo de fazer a massa:

Em uma frigideira coloque a banana, 1/4 de xícara do açúcar e a canela.
Deixe o açúcar derreter até caramelar as bananas. Vire as bananas no meio do processo. Amasse bem com um carfo e reserve.
Na batedeira bata os ovos com o restante do açúcar Aos pouco vá juntando todos os demais ingredientes até obter uma mistura homogenea. Por último junte a banana e misture. Distribua em 15 formilhas de papel próprias para cupcake e leve ao forno pré aquecido a 180 ºc por 15 minutos ou até que a massa esteja cozida e dourada. Retire da forma e deixe esfriar completamente.

Modo de fazer a cobertura:

Numa panela pequena junte o açúcar e a água e leve ao fogo deixe ferver e cozinhar até atingir a temperatura de 115ºc, ou ponto de fio fino. Enquanto isso bata as claras em neve e ponto de neve firme. Retire a calda do fogo e vá acrescentando as claras bem lentamente. Bata o merengue em velocidade máxima até esfriar.
Com um saco de confeitar sem bico, ou com bico perlê, faça um caracol sobre o seu cupcake começando da borda e subindo até formar um biquinho. Queime a cobertura com maçarico produzindo em efeito brûlé. PS: O meu maçarico não quis funcionar por isso eu queimei no fogão mesmo, e deu certo!

Essa receita dá 15 deliciosos bolinhos!!


2 comentários: