segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolachas de café

Tenho um zilhão de livros de culinária. Adoro uma revistinha sem vergonha de banca e amo imprimir receitas de blogs amigos em folha sulfite e deixar jogada na minha gaveta de receitas. Sim essa sou eu, bagunçada. Mas o mais legal é que as vezes na arrumação você redescobre receitas que já devia ter feito á anos. Foi assim que cheguei a essas deliciosas bolachas.
O sabor é simplesmente fantástico, embora eu deva confessar que fui totalmente ganha pela receita ainda no seu preparo, pois o aroma delicioso de café que se espalhou por minha cozinha me seduziu a tal ponto que fiquei rendida.

Se você gosta de café, essa receita foi feita pra você; experimente, se arrisque, vá em frente, afinal, amanhã é feriado mesmo... você pode correr no parte de comer demais e se sentir culpada (o). Embora um pouco de culpa não faça mal a ninguem..


Ingredientes da bolacha:

2 colheres de chá de café soluvel
1 colher de chá de água fervente
75 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
50 gr de açucar mascavo claro (eu usei o escuro mesmo)
125 gr de farinha de trigo com fermento (usei a sem fermento mais uma colher de chá de fermento em pó quimico)

Ingredientes do recheio:

2 colheres de chá de café instantaneo
2 colheres de chá de água fervente
50gr de manteiga em temperatura ambiente
100 gr de açúcar de confeiteiro peneirado

Modo de fazer as bolachas:

Dissolva o café na água fervente. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura clara e cremosa. Junte o café disolvido. Acrescente a farinha e bata só até misturar bem.
Faça uma bola e leve a geladeira envolvida em papel filme por 15 minutos. Retire da geladeira e faça 20 bolinhas. Leve a uma assadeira untada, ou com papel manteiga. Amasse as bolinhas deixando-as achatadinhas para ficarem com cara de bolachas. Pode fazer desenhos com o garfo se quiser. Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos a 180grs o até dourarem. Retire do forno e deixem esfriar, enquanto isso faça o recheio.

Modo de fazer o recheio:

Dissolva o café na água fervente. Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até ficar aerado. Junte o café e misture bem. Use o recheio para unir os biscoitos em pares.


Essa receita rende deliciosas 10 bolachas recheadas e você faz em 40 minutinhos!

1 comentários:

  1. OI Angela,
    Adorei conhecer seu blog.Depois volto aqui pra lhe seguir, pois hoje o blogger não permitiu.
    BJ,
    Lylia

    ResponderExcluir