quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cookies para iniciantes

Resolvi deixar essa receita básica e deliciosa de cookies para quem nunca fez, porque sei como é traumatizante a experiência de fazer cookies e eles virarem uma coisa chata, torrada e esparramada na assadeira.. é queridos, minha primeira vez não foi boa.. tudo bem que eu nunca havia feito cookies e logo de cara resolvi fazer os tais cookies rendados de não sei quem... mas de lá pra cá eu aprendi e agora sempre dá certo!

Essa receita é muito fácil, não tem como errar. Os cookies ficaram deliciosos e muito parecidos com uma famosa rede fast food que vende cookies caríssimos! (na verdade ficam muito melhores segunda meu excelentíssimo).

Como essa receita foi adaptada de várias que encontrei na net, não darei os créditos a nínguem. Aliás darei a todas e todos que fizeram e assim como eu descobriram que vale a pena!

Ingredientes para 24 cookies:

125 g de manteiga amolecida
110 g de açúcar (usei cristal)
90 g de açucar mascavo
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 ovo grande
250 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
200 g de chocolate picado em pedaços (usei o Blend da garoto, dá pra usar gotas de chocolate tb, mas eu não gosto)

Modo de fazer:

Pré aquece o forno enquanto faz a massa a 180º c. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.
Bata na batedeira os açúcares e a manteiga até ficar um creme mais claro. Junte o ovo e bata pra misturar bem. Junte a essência de baunilha. Desligue a batedeira e coloque a mão na massa!! junte a farinha previamente peneirada e o sal. Você pode usar uma colher. mas eu usei as mãos. Depois agregue o chocolate a massa também com as mãos. Faça bolas de massa do tamanho de uma boa de golfe. Coloque na assadeira dando um espaço de pelo menos 3 cm cada uma. Leve ao forno por 14 minutos se o seu forno for violento como o meu ele estará bom pra quando você retirar ficar bem crocante.
Se você gosta de cookies macios por dentro e crocantes por fora 12 minutos serão o suficientes. Outro detalhe importante é que o cookies tem a particularidade de sair do forno meio moles e ir endurecendo conforme esfriam. Então não precisa se descabelar, no final dá tudo certo.
Espere esfriar e guarde em um pote hermético por até uma semana, embora eu creia que não vai durar tudo isso kkkkkkkkkkkkkkkk

2 comentários:

  1. Ficaram bonitos e parecem muito gostosos, preciso fazer!

    ResponderExcluir
  2. OI Angela,
    acho que com essa receita eu consigo fazer.
    Tô com água na boca.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir