quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Caponata de Berinjela

Confesso que não gosto muito de berinjela..mas a Caponata é um caso a parte. A sensação na boca é tão esplêndida que é difícil entender porque esse aperitivo me conquistou.
Além de muito simples de fazer, a Caponata assume o papel de entrada chic em casamentos e petisco despretensioso em happy hours.
Na internet você encontrará milhares de receitas, vídeos e jeitos diferentes de fazer, então meu conselho é que adapte ao seu paladar e seja feliz! Chame os amigos e comprove, fica pronta rápidinho!! Vale muito a pena se deliciar com essa maravilha.


Ingredientes:

2 beringelas lavadas e cortadas em cubinhos
1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
1/3 de xícara de azeitonas pretas fatiadinhas
2 tomates médios picados em cubinhos
1/3 de xícara de azeite de oliva
1 cebola grande picada em cubinhos
2 dentes de alho grande amassados
1/3 de xícara de vinagre balsâmico
Orégano, sal, e pimenta do reino a gosto
Azeite para regar

Modo de fazer:


Em uma frigideira grande, ou uma panela funda aqueça o azeite. Coloque a cebola e em seguida o alho de deixe dourar. Acrescente os pimentões e deixe dar uma leve murchada (aproximadamente 5 minutos). Em seguida acrescente a berinjela e o tomate. Vá mexendo até a berinjela ficar macia. Quando estiver faltando pouco pra chegar no ponto que você deseja acrescente as azeitonas e os temperos a seu gosto.Finalize com o vinagre balsâmico e regue com mais um puco de azeite. Espere esfriar, transfira para um pote hermético e conserve em geladeira. Sirva como salada fria, com torradinhas, ou faça com um belíssimo macarrão!

8 comentários:

  1. Vc sabe me dizer qual o prazo que pode ser conservado em geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, já deixei por uns 10 dias e ficou ótimo. Porém, duvido que consiga deixar por mais tempo. É muito gostoso!

      Excluir
  2. Angela, desconhecia este prato,mas tem um óptimo aspecto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. agora vc pegou "pesado"... adoro berinjela! isso é tentação demais, dá vontade de comer a tela aqui.... hehehehe! parabens! abraços. http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fiz e levei com "antepasto" para um almoço. Durou pouco, na próxima vez terei que dobrar ou quem sabe triplicar a receita. EXCELENTE!

    ResponderExcluir
  5. Então, costumo fazer no forno.... uso uvas passas, os pimentões, castanhas e nozes, da seguinte maneira: na assadeira bem grande, coloco cebolas e alho no fundo com mais ou menos 0,5 l de azeite, depois as beringelas em tiras bem finas, misturando com os pimentões, castanhas e nozes. Os temperos vão a gosto de cada um. As passas e tomates - uso tomatinhos cereja cortados na metade - ficam por cima.. Após uns 40 min de forno, as passas indicarão a hora exata de misturar tudo quando estiverem estufadinhas.. depois disso, mais uns 40 min ou uma hora de forno mais baixo.
    Quando vc ve a beringela ja escura e mais murcha, desidratada, deixe esfriar e use o vinagre balsâmico para deixar na geladeira de um dia para o outro.
    É fantástico o sabor do alho e temperos na beringela..
    Às vezes coloco gergelim torradinho depois que ela ja está na geladeira por um tempo... Abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Detalhe: quando faço no forno, uso mais ou menos 6 beringelas grandes ou médias...

    ResponderExcluir