segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolachas de café

Tenho um zilhão de livros de culinária. Adoro uma revistinha sem vergonha de banca e amo imprimir receitas de blogs amigos em folha sulfite e deixar jogada na minha gaveta de receitas. Sim essa sou eu, bagunçada. Mas o mais legal é que as vezes na arrumação você redescobre receitas que já devia ter feito á anos. Foi assim que cheguei a essas deliciosas bolachas.
O sabor é simplesmente fantástico, embora eu deva confessar que fui totalmente ganha pela receita ainda no seu preparo, pois o aroma delicioso de café que se espalhou por minha cozinha me seduziu a tal ponto que fiquei rendida.

Se você gosta de café, essa receita foi feita pra você; experimente, se arrisque, vá em frente, afinal, amanhã é feriado mesmo... você pode correr no parte de comer demais e se sentir culpada (o). Embora um pouco de culpa não faça mal a ninguem..


Ingredientes da bolacha:

2 colheres de chá de café soluvel
1 colher de chá de água fervente
75 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
50 gr de açucar mascavo claro (eu usei o escuro mesmo)
125 gr de farinha de trigo com fermento (usei a sem fermento mais uma colher de chá de fermento em pó quimico)

Ingredientes do recheio:

2 colheres de chá de café instantaneo
2 colheres de chá de água fervente
50gr de manteiga em temperatura ambiente
100 gr de açúcar de confeiteiro peneirado

Modo de fazer as bolachas:

Dissolva o café na água fervente. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura clara e cremosa. Junte o café disolvido. Acrescente a farinha e bata só até misturar bem.
Faça uma bola e leve a geladeira envolvida em papel filme por 15 minutos. Retire da geladeira e faça 20 bolinhas. Leve a uma assadeira untada, ou com papel manteiga. Amasse as bolinhas deixando-as achatadinhas para ficarem com cara de bolachas. Pode fazer desenhos com o garfo se quiser. Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos a 180grs o até dourarem. Retire do forno e deixem esfriar, enquanto isso faça o recheio.

Modo de fazer o recheio:

Dissolva o café na água fervente. Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até ficar aerado. Junte o café e misture bem. Use o recheio para unir os biscoitos em pares.


Essa receita rende deliciosas 10 bolachas recheadas e você faz em 40 minutinhos!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nhoque recheado


Tenho loucura por comida italiana e francesa! pra mim as as melhores culinárias do mundo! tenho tanto amor que sempre recrio versões de minhas comidas preferidas. Esse é o caso de amor que tenho com o nhoque. Já diversifiquei o jeito de fazer e o molho mais de 200 vezes e mesmo assim, cada vez que eu faço ele me parece especial!
Aproveitem essa delicia de nhoque recheado e  caprichem no almoço de amanhã!

Para 2 pessoas esfomeadas você vai precisar de:

4 batatas médias
1 ovo
1 xícara de farinha
1 colher de café de noz moscada
sal a gosto.
100 gr de presunto moído
100 gr de mussarela moída
1/2 lt de molho de tomates (pode ser tomates frescos, de caixinha, de tomates pelados, do jeito que você quiser)
200 gr de requeijão cremoso

Modo de fazer:

Enrole em papel alumínio as batatas lavadas e asse no forno pré-aquecido a 180°, até que elas fiquem macias (aproximadamente 40 minutos). Depois, descasque as batatas ainda quentes, faça um purê, passando por um espremedor de batatas, ou amassando com um garfo. Misture o ovo, a farinha, o sal a noz moscada e se quiser 2 colheres de parmesão ralado. Enrole e corte o nhoque do tamanho de uma bola de golfe e reserve. Junte o presunto e a mussarela moídas e amassando com as mãos faça bolinhas do tamanho de bolas de gude. Recheie as bolas de nhoque com as bolas de presunto e mussarela. Leve uma panela com 2 litros de água ao fogo e quando a água começar a ferver, jogue o nhoque em água fervendo. Espere ele subir (aproximadamente 5 minutos), retire e ajeite as bolinhas em uma assadeira ou refratário. Entre uma bolinha e outra coloque uma gota de requeijão cremoso. A gota deve ser do tamanho de uma colher de café.  Depois cubra o nhoque com molho fervendo e leve ao forno por 20 minutos somente para aquecer. Se quiser colocar mussarela ou queijo parmesão essa é a hora. Assim que o queijo derreter retire do forno e sirva. O resultado é mara!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 15 de outubro de 2011

Cupcake Brûlé de Banana

Essa receita é livro  O mundo dos cupcakes da fofissima Carole Crema! Adoro o programa dela na net e o livro é ótimo também!! um ótimo presente para você pedirem oara o papai noel!!
O cupcake fica muito macio, com um sabor incrível de banana e nozes... hummmmmmmmmmm vale muito a pena! eu comi até sem cobertura!

Ingredientes da massa da banana caramelada:


2 bananas nanicas grandes maduras em rodelas
1 e 1/4 de xícara de açúcar
1 colher de (chá) canela em pó
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher de (sopa) fermento em pó
1/2 xícara de oléo de milho
1/3 de xícara de (chá) denozes picadas
1/2 colher de essencia de baunilha

Merengue Italiano
1 e 1/3 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
8 claras

Modo de fazer a massa:

Em uma frigideira coloque a banana, 1/4 de xícara do açúcar e a canela.
Deixe o açúcar derreter até caramelar as bananas. Vire as bananas no meio do processo. Amasse bem com um carfo e reserve.
Na batedeira bata os ovos com o restante do açúcar Aos pouco vá juntando todos os demais ingredientes até obter uma mistura homogenea. Por último junte a banana e misture. Distribua em 15 formilhas de papel próprias para cupcake e leve ao forno pré aquecido a 180 ºc por 15 minutos ou até que a massa esteja cozida e dourada. Retire da forma e deixe esfriar completamente.

Modo de fazer a cobertura:

Numa panela pequena junte o açúcar e a água e leve ao fogo deixe ferver e cozinhar até atingir a temperatura de 115ºc, ou ponto de fio fino. Enquanto isso bata as claras em neve e ponto de neve firme. Retire a calda do fogo e vá acrescentando as claras bem lentamente. Bata o merengue em velocidade máxima até esfriar.
Com um saco de confeitar sem bico, ou com bico perlê, faça um caracol sobre o seu cupcake começando da borda e subindo até formar um biquinho. Queime a cobertura com maçarico produzindo em efeito brûlé. PS: O meu maçarico não quis funcionar por isso eu queimei no fogão mesmo, e deu certo!

Essa receita dá 15 deliciosos bolinhos!!


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Frango Cremoso

Umas das receitas mais fáceis de fazer e mais deliciosas de comer! Como diz meu marido: "mais gostoso do que bonito", essa é a definição para esse prato. Uma mistura leve de sabores que encantarão você. Confira, é facinho de fazer!!

Ingredientes:

1 peito de frango sem pele picado em cubos
1 cenoura grande picada em cubos médios (não pique muito pequeno para não desmanchar)
1 batata grande picada em cubos médios (não pique muito pequeno para não desmanchar)
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
2 colheres de sopa de cebola raladinha
1/2 dente de alho
1 caixinha de creme de leite MOCOCA
1 cubo de caldo de galinha
1 xícara de queijo parmesão ralado
sal, pimenta, cheiro verde a gosto


Modo de fazer:

Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite. Em seguida coloque o frango, acrescente os temperos e deixe dourar. Coloque a batata e a cenoura na panela de pressão e cubra todos os ingredientes com água. Tampe a panela e depois que pegar pressão espere 20 minutos. Desligue a panela. Abra a panela e separe o frango. Deixe esfriar, desfie e coloque em um refratário.
Afora bata no liquidificador a cenoura, a batata e metade do caldo do cozimento do frango. Você vai obter um creme grosso. Distribua esse creme sobre o frango já desfiado. Sobre o creme de legumes, distribua o creme de leite e por fim o parmesão ralado. Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos e esta pronto. Sirva com arroz branco, batata palha e salada.

sábado, 1 de outubro de 2011

A sortuda foi...

video
Parabéns Joice Xavier!!! mande seus dados para o envio para mim no morenaflor1984@hotmail.com e depois volte pra nos contar se gostou do kit tá???

bjinhos

Lista de participantes do sorteio da Mococa

1-Patrícia Schmidt
2-Djeine Ferrari
3-Bruna Fernandes
4-Cecilia Padilha
5-Joice Xavier
6-Aline Adriana Ferraz de Assis Alves
7-Evelise Allage
8-regina garbulho
9-Air Batista
10-Vanderlei Assis
11-Alexandra
12- Vitor
13-Vera Batista
14-nair
15-Ivan
16-Daniana Bittencourt
17-Alice Rodrigues